Cursos de Leitura Dinâmica e Memorização funcionam?
Vários cursos de leitura dinâmica prometem aumentar a velocidade de leitura em até 10 vezes
e ainda melhorar a memorização. O que se pode esperar de um curso de Leitura Dinâmica?
Será que funciona? Como?
Leitura Dinâmica e Memorização
Existem várias instituições que
dão cursos de Leitura Dinâmica prometendo ensinar a ler até 10 vezes
mais rápido e, o mais importante, com melhor compreensão do texto.
Esses cursos são muito procurados por estudantes e,
principalmente, pessoas que estão tentando passar em provas de concursos
públicos e vestibular e que buscam técnicas que permitam uma
aprendizagem acelerada.
Mas a Leitura
Dinâmica realmente
funciona?
O que podemos esperar de um
curso desse tipo?
A maioria desses cursos é de curta
duração, e duram em média uma semana. Entretanto, isso não quer dizer
que ao final do curso você estará lendo 10 vezes mais rápido.
Realmente, muitas técnicas ajudam
a melhorar a leitura, mas elas não são fórmulas mágicas que permitem ao
leitor ler mais rápido instantaneamente depois de conhecer o método.
Em média, as pessoas atingem uma
velocidade de 150 a 250 palavras por minuto. Para conseguir atingir o
patamar de 1.000 a 1.500 palavras por minuto, é necessário bastante
treinamento. Da mesma forma que ocorre para o desenvolvimento de qualquer outro tipo de habilidade,
os resultados só aparecem depois de muita determinação e disciplina.
Os cursos de Leitura
Dinâmica podem ser comparados aos de digitação. Da mesma forma,
primeiramente é preciso
aprender a técnica e largar alguns vícios. Depois é necessário
treinamento para conseguir aumentar a velocidade.
Afinal, o Curso de Leitura Dinâmica vale à pena?
Como funciona?
Com certeza vale à pena,
mas ...
Antes de ingressar num
curso de leitura dinâmica, deve-se estar preparado para gastar,
além do dinheiro e do tempo durante as aulas, um período
adicional em casa, destinado aos exercícios, que não são poucos.
São treinamentos para estimular a musculatura ocular, aumentar a
concentração e aperfeiçoar a memória. Sem este tempo extra, não
há como obter bons resultados.
É preciso entender também que os
possíveis benefícios de um curso de leitura dinâmica quanto à velocidade
de leitura não se aplicam a todos os tipos de livro e texto. Se o
objetivo é ler os grandes mestres da literatura em menos tempo, pode ser
que um curso de leitura dinâmica ajude muito. Porém, em textos nos quais
o objetivo da leitura não é extrair um resumo das idéias do autor, mas
sim analisar os mínimos detalhes da história, a leitura rápida não
cumprirá seu objetivo. Também nos textos científicos e contratos que
exigem atenção redobrada, a leitura rápida não trás benefícios.
Para aumentar a velocidade
de leitura, que normalmente é de 150 a 250 palavras por minuto,
os alunos precisam fazer exercícios para estimular a musculatura
ocular. Outra técnica usada é a de passar os olhos pelo texto a
uma velocidade muito superior àquela que se pretende, por
exemplo, acima de 1500 palavras por minuto, ainda que sem
compreensão. A teoria é que se o aluno se habituar com essa
velocidade, quando baixar para 500 ou 700 palavras por minuto,
conseguirá compreender o que está lendo.
Concentração e Memorização
Mas um curso de Leitura Dinâmica
não se resume a dar um treinamento voltado ao aumento da velocidade de
leitura. Não basta ler mais rápido. O grande problema, muitas vezes, é
que o aluno não consegue memorizar o que lê. Se não é bom na leitura
convencional, também não será bom numa leitura mais rápida. Por isso, há
várias técnicas que visam estimular a concentração, além de procurar
organizar as informações recebidas de modo a facilitar sua recuperação,
estimulando a memória.
Para melhorar a
aprendizagem, é trabalhada a concentração como forma de aumentar a retenção das informações
lidas. Uma das técnicas é que se faça a anotação de algumas
palavras ou códigos ao final de cada parágrafo.
Para memorizar
palavras, seqüências, compromissos etc., a dica é a associação.
Associando estas palavras a uma imagem, de preferência de forma
meio absurda, fica mais fácil lembrar delas depois.
Por exemplo,
se o aluno tem que lembrar de levar um envelope com documentos
para o trabalho no dia seguinte, é só se imaginar abrindo a
porta de casa para sair com um envelope, em vez da chave. O
esperado é que, ao procurar a chave de casa para sair ele se
lembre do envelope.
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