Saiba mais sobre seus Direitos:

- JurisWay - maior e mais completo site jurídico do país;

- Cursos Online Gratuitos sobre Direito - Lista com centenas de cursos para estudar matérias de Direito de graça;

Aprenda inglês, melhore seu português e turbine seu currículo:

- Curso de Inglês Online e Gratuito - Muito bom para iniciantes, que estão começando a aprender o inglês;

- Curso Grátis de Português - Para escola, provas, concursos e para o português do dia a dia.

- Dicas e Modelos de Currículo - Para quem quer aumentar suas chances no mercado de trabalho, é indispensável conhecer os segredos para criar currículos mais eficientes;

Tenha sucesso em provas e concursos:

- Técnicas de Estudo - Aprenda a aprender e melhore seu rendimento mesmo diminuindo o tempo de estudo

- Provas de Concursos Públicos Anteriores - Conquiste sua vaga no serviço público refazendo questões anteriores em formato interativo

- Exame da OAB - Nada melhor do que provas anteriores em formato interativo para fixar os conhecimentos necessários para obter a carteira de advogado na OAB;

- Novo Acordo Ortográfico - Aprenda todas os macetes da nova ortografia de graça ou obtenha um certificado para comprovar seus conhecimentos



CONSUMIDOR BRASIL > É BOM SABER >

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES | AUTO MEDICAÇÃO | CUIDADOS ESPECIAIS | DADOS DA RECEITA MÉDICA | DICAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA | DROGARIA | FARMÁCIA | JURISPRUDÊNCIA | LEGISLAÇÃO | LINGUAGEM DAS TARJAS | MEDICAMENTO COMO PRODUTO | PRESCRIÇÃO MÉDICA | VIGILÂNCIA SANITÁRIA |

Cuidados Especiais

 

Nome do remédio: Ao adquirir, é bom conferir se o nome, a composição e as características do medicamento recebido estão corretas.

Prazo de validade: O medicamento velho pode não possuir as mesmas propriedades terapêuticas do medicamento normal e pode até ser danoso à saúde, por isto é importante conferir a data de validade impressa na embalagem do medicamento. O consumidor não deve usar medicamento com prazo de validade vencido e nem deve aceitar medicamentos com embalagem amassada, rasgada ou sem rótulo.

Dosagem ou potência: Os medicamentos de um mesmo nome e marca podem ser vendidos em embalagens infantis ou adulta ou mesmo com dosagens mais altas ou baixas, assim, a receita deverá indicar e o consumidor deverá conferir se o medicamento adquirido é exatamente o mesmo prescrito pelo médico, tanto na dosagem quanto na composição.

Preço: As farmácias e drogarias são obrigados por lei a manter à disposição do consumidor a relação dos medicamentos que têm preços controlados pelo governo, os demais medicamentos terão impressos em suas embalagens o valor máximo de venda ao consumidor. No mais os preços são livres, cada estabelecimento tem o seu preço, vale a pena pesquisar.

Bula: As informações da bula são importantes e prestam várias informações ao consumidor, como especificação da fórmula, modo de usar, contra-indicações, efeitos colaterais e demais precauções quanto ao uso.

Registro e número do lote: Todos os medicamentos industrializados trazem seu número do registro no Ministério da saúde. Conferir a existência do número do registro e o número do lote é medida de segurança que poderá ser fundamental na apuração de problemas com o medicamento.

Fabricante e farmacêutico responsável: Da mesma forma deverá sempre constar da embalagem o nome, endereço e CGC do fabricante e o nome e registro do farmacêutico responsável.

Quantidade: Na embalagem e na bula dos medicamentos deverão constar a indicação do seu peso, volume líquido ou quantidade de unidades.