Saiba mais sobre seus Direitos:

- JurisWay - maior e mais completo site jurídico do país;

- Cursos Online Gratuitos sobre Direito - Lista com centenas de cursos para estudar matérias de Direito de graça;

Aprenda inglês, melhore seu português e turbine seu currículo:

- Curso de Inglês Online e Gratuito - Muito bom para iniciantes, que estão começando a aprender o inglês;

- Curso Grátis de Português - Para escola, provas, concursos e para o português do dia a dia.

- Dicas e Modelos de Currículo - Para quem quer aumentar suas chances no mercado de trabalho, é indispensável conhecer os segredos para criar currículos mais eficientes;

Tenha sucesso em provas e concursos:

- Técnicas de Estudo - Aprenda a aprender e melhore seu rendimento mesmo diminuindo o tempo de estudo

- Provas de Concursos Públicos Anteriores - Conquiste sua vaga no serviço público refazendo questões anteriores em formato interativo

- Exame da OAB - Nada melhor do que provas anteriores em formato interativo para fixar os conhecimentos necessários para obter a carteira de advogado na OAB;

- Novo Acordo Ortográfico - Aprenda todas os macetes da nova ortografia de graça ou obtenha um certificado para comprovar seus conhecimentos



CONSUMIDOR BRASIL > FGTS >

COMO FUNCIONA | FGTS| EXPURGOS DO FGTS-OQUE É? | QUEM PODE RECEBER | COMO RECUPERAR | PROCESSOS JUDICIAIS | COMO ANDA MEU PROCESSOS | QUANTO VOU RECEBER

FGTS - como funciona ?

O FGTS é um Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço, hoje regido pela Lei 8.036/90, que é constituído principalmente por uma reserva financeira depositada pelo empregador, em contas bancárias especiais denominadas de contas vinculadas, em nome do trabalhador celetista, mediante depósitos mensais em valores iguais a 8% (oito por cento) do salário percebido pelo trabalhador.

Estes depósitos são atualizados monetariamente e percebem juros de 3% a 6% (três a seis por cento) ao ano e são administrados pela Caixa Econômica Federal.

Os valores depositados em contas vinculadas poderão ser levantados pelo trabalhador, entre outras, nas seguintes hipóteses:

Quando o trabalhador é demitido imotivadamente a empresa lhe pagará ainda uma multa, denominada de multa fundiária, no importe de 40% (quarenta por cento) sobre o valor do saldo da sua conta vinculada.

Esta multa incide também sobre os valores eventualmente levantados ou utilizados pelo trabalhador durante a vigência do contrato de trabalho, ou seja, ainda que o saldo já não exista na conta o cálculo da multa fundiária considerará todos os depósitos efetuados, e ainda os acréscimos da atualização monetária e juros do período, como se estes recursos ainda estivessem depositados.

Com relação a estes créditos o prazo de prescrição legal, estabelecido pela Lei 8.036/90 é de 30 (trinta) anos. Contudo, nas relações de trabalho, os trabalhadores estão sujeitos à decadência deste direito se não reclamarem qualquer irregularidade quantos aos depósitos, contra os empregadores, pela via judicial, dentro do prazo de dois anos contados da data de cessação da relação de emprego.

Uma vez ajuizada a Reclamatória Trabalhista dentro do prazo de dois anos da data de cessação da relação de emprego, o trabalhador adquire o direito de obter do empregador a integralização de todos os seus créditos de FGTS que eventualmente não tenham sido corretamente depositados nos últimos 30 (trinta) anos.

Entretanto, com relação ao estabelecimento bancário, responsável pela administração da conta vinculada, o prazo para propor qualquer ação para reexaminar valores que eventualmente não tenham sido corretamente atualizados ou juros que não tenham sido corretamente creditados o prazo será de 30 (trinta) anos contados da data de cada lançamento incorreto.

Mais informações no site www.fgtsja.com.br

FGTS - como funciona ?

Expurgos Inflacionários do FGTS - o que é ?

Quem pode receber os expurgos do FGTS ?

Como recuperar os expurgos ?

Como tramitam estes processos judiciais ?

Como anda o meu Processo ?

Quanto vou receber ?